O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, durante lançamento de consulta pública sobre a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes) para os próximos 12 anos.
Geral

PGR pede que STF arquive inquérito sobre Padilha por crime ambiental no Litoral

PGR pede que STF arquive inquérito sobre Padilha por crime ambiental no Litoral
Foto:  Wilson Dias/Agência Brasil

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito aberto para investigar o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, pela suposta prática de crime ambiental. A petição chegou ao tribunal na semana passada. O caso será decidido pelo relator, ministro Ricardo Lewandowski. 

Em março do ano passado, Lewandowski abriu inquérito, a pedido do então procurador-geral da República Rodrigo Janot, para apurar a construção de um canal de drenagem em uma área de preservação ambiental em Palmares do Sul, no no Litoral Gaúcho. Padilha era sócio da empresa que construiu o canal. Os fatos apurados ocorreram em agosto de 2013.

A atual procuradora, no entanto, entende que a pretensão punitiva prescreveu e não há como a investigação seguir adiante. “Considerada a cláusula etária de redução (Art. 115 do CP), tendo em vista que o ministro investigado conta com mais de setenta anos, esse prazo resulta em quatro anos, lapso temporal já ultrapassado desde a data dos fatos”, defendeu Dodge.

Após a abertura de investigação, Padilha afirmou, por meio de nota, que, em 2016, um Termo de Compromisso Ambiental com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler foi feito “para extinguir qualquer obrigação” relativa ao fato.

Agência Brasil

Comentários

Comentários