Geral

Planeta Anime acontece em B. Pinhal

Balneário Pinhal, nos dias 23 e 24 de outubro, na Sapp – Sociedade Amigos da Praia do Pinhal, sedia das 10 às 20hs o Planeta Anime. A promoção é da Lyon Piccoli e Prefeitura de Balneário Pinhal.

Algumas das atrações são shows de J-music (música japonesa) com as bandas Jok'er e Yosh!, concurso Cosplay T. Individual, c Concurso Cosplay Grupo T. (até seis pessoas), concurso Cosplay L. Individual, concurso Cosplay Grupo L. (até seis pessoas), desfile Cosplay (masculino, feminino e casal), casamento Cosplay, camarim Cosplay, animekê livre, concurso Animekê, Anime Quizz, torneios de games e cards, torneio de games antigos, café Cosplay e estandes.

Os eventos de anime no Brasil começaram com o AnimeFriends em São Paulo (que é o maior evento desse tipo no Brasil). No Rio Grande do Sul começou com o AFARnime, que era um evento realizado pela Produtora AFAR, hoje realizadora dos eventos AnimeXtreme e AnimaHeroes,  entre outros. Até o ano de 2007, os eventos de anime não tinham mais de duas mil pessoas por dia no Estado, mas com a chegada de animes tipo Death Note, Naruto e Bleach, cresceu bastante o público interessado, chegando a ter até cinco mil pessoas por dia nos eventos. A média mensal de eventos no Rio Grande do Sul é de três.

O grande objetivo de um evento de anime é reunir otakus (amantes da cultura japonesa) em um só lugar, pra trocarem ideias sobre animês, além de se divertirem com as atrações dos eventos.

Anime

Anime , Animeé o nome usado para se referir a qualquer produto de animação (ou desenhos animados) produzido no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão.

A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation (animação) ou da palavra francesa animée (animado), versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt e Alfons Moliné.

Também pode ser denominado japanimation em inglês. A palavra não precisa ser lida como oxítona, pois na língua japonesa não existe diferenciação entre paroxítonas e oxítonas.

Ao contrário do que muitos pensam, a animação não é um gênero, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, erótico etc).

Comentários

Comentários