Plantio do milho e feijão chega a 41% do total da área prevista no RS
Quanto à primeira safra de feijão, a área de lavoura plantada atinge 44% do seu total, estimado inicialmente em 74 mil hectares, diminuindo o atraso inicial para apenas 5% sobre a média histórica. A evolução da cultura é muito boa, sem problemas de sanidade e com boa germinação até o momento.
Com o tempo seco verificado nas principais regiões produtoras, os trabalhos de pré-plantio do arroz se encontram adiantados. Os produtores aguardam apenas que a temperatura atinja níveis um pouco mais elevados para iniciar a semeadura das primeiras lavouras.
O trigo evolui de maneira satisfatória, beneficiado pelas condições meteorológicas verificadas até o momento. No momento, 4% do total da área cultivada já começam a atingir o ponto de colheita. Esta só não iniciou devido à alta umidade ainda verificada nos grãos nestes últimos dias.
No Vale do Caí, maior produtor de frutas cítricas do Estado, a colheita caminha para o seu fim. As condições climáticas da última quinzena do mês de setembro têm prejudicado a colheita e apressado sua conclusão, pois facilita a senescência das frutas maduras. Também está chegando ao final a floração de todas as plantas, fase que dará origem à próxima safra. A floração deste ano foi abundante e sadia, o que faz prever uma boa safra no ano de 2011.