Plenária e Audiência Pública em Santo Antônio da Patrulha

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul(CEED/RS), esteve, nessa quarta-feira (11), em Santo Antônio da Patrulha, realizando sessão plenária e audiência pública. Este ano, é a primeira vez que o CEED/RS leva a plenária para fora de sua sede, dando prosseguimento ao plano de interiorização de plenárias reiniciado em 2005, que visa estabelecer um canal permanente de comunicação e diálogo com os municípios e suas respectivas comunidades escolares.

Mais de 700 pessoas, vindas de diversos municípios do litoral gaúcho e proximidades, puderam acompanhar o evento que, pela manhã, contou com os procedimentos habituais do CEED/RS, durante sessão plenária. Na oportunidade, destacaram-se a aprovação de dois pareceres. O primeiro, foi o reconhecimento do Curso Superior da UERGS de Tecnologia em Recursos Pesqueiros, de Cidreira. Após, a aprovação da inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia(Res.291) no currículo do Ensino Médio, no início do ano letivo de 2008, nas instituições de ensino que integram o Sistema Estadual de Ensino do RS.

À tarde, houve audiência pública abordando as questões Ensino Fundamental de 9 anos de duração com ingresso aos 6 anos de idade e Educação à Distância.Em resposta aos questionamentos sobre o fechamento de bibliotecas, falta de professores, precariedade das salas de aula, violência contra professores e ausência de supervisão e orientação pedagógica nas escolas, o Conselho  disse que está ciente e preocupado e, como órgão fiscalizador, está buscando dialogar com a Secretaria da Educação sobre essas questões.

Perguntados sobre as liminares que vem sendo concedidas para o ingresso de crianças aos 5 anos de idade na 1ª série do Ensino Fundamental, a presidência do CEED/RS comunicou que já marcou audiência junto ao Ministério Publico Estadual, com o promotor da Infância e Juventude, Miguel Velásquez, para argumentar os prejuízos que essas ações podem causar ao desenvolvimento psico-pedagógico-cognitivo das crianças.

Comentários

Comentários