Geral

PMDB realiza debate em Torres

Cerca de trezentos correligionários prestigiaram neste sábado, 19, em Torres, o tradicional Encontro de Verão do PMDB/RS. O evento marcou o lançamento do plano de trabalho da Executiva do partido para o ano corrente.

Durante o dia, fizeram uso da palavra representantes da base partidária, dos núcleos, deputados estaduais e federais e lideranças peemedebistas. Os pronunciamentos abordaram temas envolvendo propostas para pautar o debate político, a fé na força do PMDB/RS, a consolidação de uma identidade partidária e as expectativas para o pleito municipal de 2012. 

O ponto alto do evento foi a apresentação feita pelo secretário-geral, João Alberto Machado, sobre o projeto de interiorização da legenda, criado a partir das discussões realizadas com membros de núcleos e representantes das bases. Com o slogan Um debate pela identidade partidária, o projeto O PMDB que eu quero propõe uma reflexão prática, capaz de abarcar o projeto político do partido.  Para tanto, prevê uma agenda quinzenal de encontros regionais pelo Interior do Estado.

“O PMDB que eu quero é o PMDB que discute que discorda, mas o PMDB que se une para vencer”, afirmou João Alberto, para quem o diagnóstico do pensamento partidário parte da busca por bons exemplos existentes dentro do próprio PMDB.

Após a apresentação, o presidente do PMDB/RS, Ibsen Pinheiro, encaminhou o ato de encerramento do Encontro de Verão, fazendo uma análise sobre o atual cenário político. Em sua avaliação, Ibsen destacou que Fernando Henrique Cardoso não elegeu seu sucessor, mas teve na figura de Luiz Inácio Lula da Silva um continuador, já que manteve algumas de suas ações como, por exemplo, seu plano econômico. Por sua vez, Lula conseguiu eleger sua sucessora, mas não há certeza de que ela será a continuadora de seu Governo.

Com relação ao Congresso Nacional, Ibsen criticou a prática legislativa. “Só se votam projetos do Governo e os desimportantes. Os do Governo porque ele banca e os desimportantes porque não contrariam interesses”, ponderou. Elogiou ainda a atitude da bancada federal peemedebista, por votar unanimemente favorável ao projeto governista de reajuste do salário mínimo, por entenderem ser esta a melhor proposta para o Brasil.

Durante seu pronunciamento, o presidente homenageou o senador Pedro Simon e o ex-deputado Eliseu Padilha, ex-presidente e ex-secretário-geral da Executiva do PMDB/RS, respectivamente. Referiu ainda à história do MDB ao PMDB, destacando a força que tem o partido e os revezes que já viveu. Por fim, agradeceu a presença dos peemedebistas que estiveram em Torres, salientando a importância do debate coletivo. “Questionados porque somos poucos, felizardos poucos que construiremos a vitória de amanhã”, exaltou.

Comentários

Comentários