Educação

PNAIC reúne setenta alfabetizadoras em Tramandaí

No sábado(6), aconteceu mais um encontro do PNAIC-Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, na EMEF Marechal castelo Branco, no bairro da Tiroleza em Tramandaí.

Setenta professoras alfabetizadoras, de 1º, 2º e 3º anos das 11 escolas municipais de Ensino Fundamental de Tramandaí participam mensalmente da formação que tem por objetivo proporcionar momentos de reflexão, estudos, trocas de experiências e estratégias que garantam o direito de aprendizagem da criança até os oito anos de idade.

Este programa conta com a coordenação da professora Silvana Rodrigues(SMEC) e com as orientadoras Liliane da Silveira Souza Alves(EMEF Nossa Senhora das Dores), Adriana de Souza Oliveira(EMEF Mal. Castelo Branco) e Andrea Lima Pazzim(EMEF Indianópolis).

Segundo a Profª. Silvana Rodrigues o programa está a cada mês mais consolidado no município. ‘A cada encontro os professores se apropriam de novos conhecimentos e até mesmo de antigos conhecimentos, mas com uma nova perspectiva, auxiliando efetivamente na prática pedagógica’-destaca Silvana. As três orientadoras de estudos também ocupam um papel fundamental neste cenário, pois são alfabetizadoras muito bem preparadas para ministrar as aulas, participam das formações na UFPel e estão familiarizadas com o ambiente alfabetizador, gerando situações de trocas de experiências significativas para o grupo.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura acompanha sistematicamente o programa, apoiando e participando dos encontros, inclusive, nas questões de avaliação do processo de aprendizagem. O governo federal usa como avaliação externa a provinha para o 2º ano e em 2014 terá a ANA-Avaliação Nacional de Alfabetização, para os 3º anos, assim o Departamento Pedagógico da SMEC organizou a nível municipal uma avaliação para os 1º anos, que foi aplicada no mês de abril e outras a ser aplicada no final do ano letivo, acompanhando o processo de aprendizagem a partir dos 1º anos do ensino fundamental.

Ainda segundo Silva Rodrigues, ‘Os professores alfabetizadores da rede municipal estão de parabéns pelo empenho e dedicação que demonstram a cada encontro, temos a confiança de que este esforço e comprometimento irão refletir nas salas de aula de cada escola, no direito de aprender de cada criança’.

Também sobre o PNAIC- Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certra a Professora Ana Cristina Linhatti, da EMEF Nossa Senhora das Dores, escreveu:

P de projeto que vamos fazer dar certo.

N de nacional porque todo o Brasil vai ter que se desacomodar.

A de alfabetização que deve começar já no 1º ano, todos têm que se comprometer.

I de idade que é esta, de agora, já! Demorou.

C de certa que eu estou e minhas colegas também, algumas que ainda não se sacudiram, mas a maioria vai conseguir.

O próximo encontro de formação está previsto para o dia 24 de agosto, na EMEF Marechal castelo Branco.

Comentários

Comentários