Adolescente que estaria planejando ataque a escola é apreendido em Maquiné

A Polícia Civil confirmou, nesta quarta-feira (26), que indiciou os pais do adolescente apreendido por suspeita de planejar um ataque a escola em Maquiné.

A decisão veio por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Os pais, que estão presos preventivamente, responderão por indução e incitação de crime de apologia ao nazismo e de preconceito e discriminação, assim como por corrupção de menores.

— Na entrada na residência do adolescente e dos pais, já chamou atenção a farta quantidade de material que fazia apologia o nazismo e a farta quantidade de equipamentos operacionais e táticos que estavam à mostra na casa.

Isso já nos deu indicativo da possibilidade de responsabilização dos pais nesse sentido — disse o diretor do Grupamento de Operações Especiais, delegado Marco Antonio Duarte de Souza.

— Com o aprofundamento das investigações, ficou bem delineado que os pais não só sabiam o que estava acontecendo, e já deveriam ter tomado uma atitude diversa, como também foram fatores de incitação a crimes de preconceito e discriminação — completou.

Souza afirma que a atividade do adolescente foi influenciada pelo “componente doméstico”. Já o delegado Gabriel Bicca, que também participou dos trabalhos e dos depoimentos dos envolvidos, diz que os pais tiveram responsabilidade no fato e devem responder pelos crimes.

O adolescente já foi responsabilizado pelos crimes de terrorismo e apologia ao nazismo pela Delegacia de Polícia de Maquiné. Ele foi apreendido na noite anterior ao possível ataque, em 11 de abril, e segue internado desde então.

Livros Cristãos
Cosmos Uniformes

— O presente caso ganha relevância exatamente para demonstrar que, nesse tópico de ataques a escolas, os pais podem, sim, serem responsabilizados por alguma omissão relevante ou alguma ação de incitação ou de indução aos crimes que forem praticados por seus filhos — disse Souza.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários