Prefeito de Osório assina Termo de Adesão do Plano Estadual RS Sem Limite
A iniciativa refere-se ao Plano Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, englobando acesso à educação, inclusão social, atenção á saúde e acessibilidade.
A plenária estadual do fórum permanente da política pública é uma promoção da secretaria da Justiça e Direitos Humanos, por meio da Faders, em parceria com o Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Osório, Famurs e Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A diretora da Faders, Marli Conzatti explicou que falar em cidades acessíveis é pensar em toda a população. – A responsabilidade do gestor público é muito grande, sendo que a inclusão e a igualdade de direitos exigem muito trabalho. Em Osório, já existe um bom caminho nesta área e convido o prefeito a seguir com ações, transformando assim, Osório numa cidade modelo em acessibilidade.
Representando o Ministério Público, o Promotor de Justiça, Dr. Luis Cesar Gonçalves Balagues destacou a evolução que está ocorrendo neste segmento em Osório, citando a realidade da acessibilidade em calçadas, prédios, estabelecimentos comerciais e setor público. – Osório é o lugar ideal para a realização desse evento. Estamos trabalhando em parceria com o município e tenho o sonho de sair de Osório, vendo uma cidade melhor, se comparada com época em que cheguei aqui.
O prefeito Eduardo Abrahão destacou a satisfação de ver Osório sediando a um Fórum de grande importância e o reconhecimento do Ministério Público, sobre as ações que o município está fazendo para melhorar a acessibilidade. – Em Osório temos avançado do ponto de vista físico e de otimismo, de forma gradativa. Estamos mudando a cultura, para que assim possamos fazer que Osório seja uma cidade à frente. Aceito o desafio da Marli, de tornar Osório um cidade acessível e parabenizo a Faders pela iniciativa – concluiu Abrahão.
Evento
Desde 1999, a Faders vem promovendo o fórum, um órgão de participação direta da comunidade rio-grandense que tem por finalidade o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas para esse importante segmento social.