Prefeito de Santo Antônio participa de reunião da comissão da Bacia do Sinos

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha participou de reunião da Comissão Especial da Assembléia Legislativa de acompanhamento da implementação do consórcio de saneamento ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos.

O evento do qual Daiçon Maciel da Silva participou e inclusive, integrou a mesa diretora dos trabalhos, aconteceu na Assembléia Legislativa, sendo conduzido pelo presidente da Comissão, deputado Ronaldo Zülke.

Pronunciando-se na oportunidade o prefeito Daiçon destacou a possibilidade de que a definição de criação de tão somente três agências de bacias (Guaíba, Litoral e Uruguai), “não seria adequado à nossa visão por questões de especificidades de região e da importância dos rios no contesto do Estado”. Daiçon citou como exemplos, os rios Jacuí, Taquari, das Antas e Carreiro que têm significado importante para as cidades de Estrela, Lajeado, Rio Pardo, General Câmara, Muçun, Encantado, Guaporé e Serafina Correa, dentre outros e que são cidades abastecidas por esses rios e com a presença de portos e barragens que não se enquadrariam em nenhuma dessas bacias.

Daiçon sugeriu uma emenda ao projeto de lei que enquadra uma dessas bacias.

Por outro lado, apontou a questão das nascentes de dois rios: Sinos e Gravataí e que, por não possuírem 50 mil habitantes terminam ficando fora do Programa de Aceleração do Crescimento.

Por isso, o projeto de esgotamento sanitário do município de Santo Antônio elaborado pela própria Corsan foi desclassificado da destinação de recursos por não ter a condição mínima exigida de moradores e teve que ser re-encaminhado à Funasa através do Prefeito e do Secretário Clóvis Salazar do Planejamento. E segundo o prefeito, por ser um valor muito alto, também terminará sendo desclassificado. O projeto está orçado em 4,3 milhões de Reais.

Segundo o prefeito, o projeto é extremamente importante para o contexto da região e por isso deve ser avaliado nessa condição.
Também ficou definido, por sugestão de Daiçon e com o acolhimento do presidente Ronaldo Zülke que a próxima audiência pública seja realizada em Santo Antônio no dia 3 de março, quando será debatido o tema das agências reguladoras (água e saneamento).

Comentários

Comentários