Prefeitura cede prédio em Atlântida Sul para grupamento da Brigada
Nesta quinta-feira (05), no distrito de Atlântida Sul foi realizado a cerimônia de assinatura do termo de cessão de uso do prédio destinado a Brigada Militar.
Dando inicio a cerimônia, o capitão Valdeci Antonio dos Santos, Comandante do 8° Batalhão proferiu a leitura das leis municipais do termo de cessão do prédio e do termo de doação de materiais a serem utilizados pela Brigada Militar na Operação Golfinho 2007/2008.
Em seguida o prefeito Romildo Bolzan Júnior e o Comandante Geral da Brigada Militar Cel Nilson Nobre Bueno assinaram os atos oficiais de cessão e entrega de materiais.
Nos pronunciamentos, a subprefeita Enedina Becker Paz agradeceu ao poder executivo pela preocupação com a segurança do balneário e destacou a importância da formação de parcerias para a realização de benfeitorias para o distrito.
O prefeito Romildo Bolzan Júnior fez um breve histórico da localização do prédio da Brigada Militar da praia de Atlântida Sul, desde a época em que funcionava no prédio do Conselho Comunitário, acoplado com a Polícia Civil. No local hoje funciona a 2ª Delegacia de Polícia de Osório. Como o local era pequeno para ser ocupado pelas duas instituições, a Brigada Militar mudou suas instalações para junto da Subprefeitura, mas o local era pequeno para suprir as necessidades da segurança na praia. Sendo por esta razão iniciado um trabalho conjunto da comunidade, prefeitura e Brigada Militar para construção de um local específico para o grupamento policial militar que funciona durante todo o ano. Também fez uma menção ao ex-secretário da Administração Sebastião Fich pelo esforço desenvolvido na época para viabilizar a edificação deste prédio.
Foi construído com os materiais cedidos pela prefeitura e com a mão de obra da Brigada Militar para que tivesse exatamente a estrutura necessária para operar completamente a sua necessidade e isso evidentemente está ocorrendo neste dia de hoje. Disse ainda que o balneário vem sistematicamente melhorando, possui uma escola melhor estruturada, um PSF que atende as necessidades dos moradores e veranistas da praia.
No que diz respeito a estrutura, pavimentações foram realizadas, a beira da praia teve sua infraestrutura melhorada com a colocação de vários equipamentos, visando dar conforto àqueles que freqüentam o balneário.
No tocante a próxima Operação Golfinho destacou a doação de três pranchões que serão utilizados pelos salva-vidas que atuarão nas praias de Atlântida Sul e Mariápolis.
Finalizando o prefeito Romildo enfatizou ao Comandante Geral que o oferecimento da prefeitura para ajudar na instalação de uma escola de formação de soldados continua vigorando, e que não serão medidos esforços para melhorar a segurança pública no município.
Em seu pronunciamento o Comandante Geral da BM Nilson Nobre Bueno destacou a parceria da prefeitura com a Brigada Militar, o interesse demonstrado pelo prefeito que durante este mês e meio que está no comando já o visitou duas vezes e uma vez ao Secretário de Segurança. O comandante também ficou de estudar a possibilidade de abrir a escola de formação de soldados, ao mesmo tempo em que destacava as iniciativas tomadas pelo executivo municipal.
Após os pronunciamentos, o prefeito, o ex-secretário da Administração Sebastião Fich, a subprefeita e o comandante geral cortaram a fita inaugurando as dependências do novo prédio que foi posteriormente aberto à visitação dos presentes.
Ainda na parte da manhã, o Comandante Geral da Brigada Militar Cel Nilson Nobre Bueno, acompanhado do Coordenador de Segurança Pública do município Cel Luiz Fernando Spalding visitou as obras do quartel do batalhão ambiental, o prédio onde se encontra alojado o 8° Batalhão e o comando regional de policiamento ostensivo.
No início da tarde realizou uma visita a penitenciária modulada de Osório, onde o prefeito, o comandante geral e comitiva foram recebidos pela direção daquela casa prisional. Na ocasião o Major Leodimar Mantovani fez uma explanação da atual situação do presídio e foram informados pelo Comandante Geral das medidas que estão sendo tomadas para substituição da segurança interna da Brigada Militar para a SUSEPE.
Após uma rápida visita as instalações, o comandante geral e sua comitiva retornaram a capital.