Prefeitura de Imbé reforça alerta e pede apoio da comunidade na luta contra a dengue
A Secretaria da Saúde de Imbé divulgou a confirmação de mais dois focos do mosquito transmissor da dengue. Agora já são quatro os focos retirados das armadilhas instaladas no município pelo Departamento Municipal de Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica.
Os agentes estão delimitando as áreas para ações de educação, prevenção e notificação de focos com o apoio do Estado e da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, tomando todas as medidas necessarias para evitar a reprodução do mosquito.
Segundo o veterinário do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, Dr. Marcelo Meneghini, o mosquito aedes aegypit se utiliza de recipientes com água parada para depositar seus ovos que são fixados acima do nível da água. Estes resistem a longos períodos de dessecação, o que permite que seja transportado facilmente de um local para o outro. Os locais onde normalmente são encontradas suas larvas são: pneus, pratos de vasos, latas, garrafas, caixa d’água aberta, latas, vidros, vasos de cemitério, piscinas, lagos e aquários abandonados, entre outros.
– Por isso a importância do apoio da comunidade para que cada pessoa cuide bem da sua residência e, se possível, oriente o seu vizinho, para que possamos evitar que o mosquito se reproduza – destacou Marcelo.
Apesar da identificação das larvas, a Secretaria de Saúde não registrou nenhum caso de moradores que procuraram o serviço de atendimento básico com os sintomas iniciais da doença.