Educação

Prefeitura de SAP oferece transporte escolar a alunos do ensino médio

Com o objetivo de levar todos à escola, a Administração Municipal de Santo Antônio da Patrulha está transportando alunos do Ensino Médio. A obrigação de promover o acesso aos estudantes de 2º grau é do governo estadual. No entanto, os repasses não tem alcançado 50% do valor gasto para levar os alunos a escola.

A Prefeitura Municipal recebe do Estado a quantia de R$ 150.000,00 por ano e o investimento para a manutenção desse transporte, é superior a R$ 300.000,00/ano.

Os gestores patrulhenses dão prioridade ao assunto e garantem que mesmo diante das dificuldades financeiras que o município atravessa, o transporte para os alunos do ensino médio está garantido.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva diz que esta ação vai ao encontro à meta do governo de incentivar o jovem patrulhense a ingressar na universidade:

“Com o advento da Universidade Pública em nosso município, queremos dar condições aos nossos estudantes para ingressarem na universidade: “muitos jovens deixam de freqüentar a escola devido a falta de transporte. Muitos precisam trabalhar e estudam a noite, o que dificulta o acesso, sem falar naqueles que residem no interior e precisam caminhar longos trechos.”

A Secretaria Municipal de Educação comemora o crescimento do número de alunos que ingressaram no ensino médio em 2009. Segundo a secretária Josélia Lorence de Fraga cerca de 200 novos alunos voltaram às classes escolares neste ano: “Atualmente a SEMED faz o transporte de 982 alunos do ensino médio na cidade e no interior.” A secretária afirma que a criação das rotas urbanas que são realizadas a noite foi um fator determinante para o crescimento desta demanda.

O estudante Luzardo José Silveira Barcella se não fosse à facilidade do transporte talvez não voltasse a sala de aula: “Para mim foi importante o transporte escolar, porque trabalho um período de 12 horas, facilita minha chegada na escola, tornando o período menos cansativo. Minha casa fica longe e o transporte facilita, inclusive para minha filha, que também o utiliza para ir para aula”, comentou Bracella.

Comentários

Comentários