Prefeitura discute políticas para moradores de rua em Torres - Litoralmania ®
Geral

Prefeitura discute políticas para moradores de rua em Torres

Diversas autoridades de Torres, juntamente com representantes da sociedade civil e de algumas entidades, estiveram presentes em reunião que tratou sobre população de rua, no Centro Municipal de Cultura, nesta terça-feira, 7. O intuito da reunião, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, é planejar soluções para os moradores de rua, que tem se espalhado por praças da cidade.De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Gisliane Nascimento, a presença de autoridades e representantes de entidades se faz importante para ampliar o debate e buscar uma solução conjunta para a questão.

O primeiro passo deverá ser um mapeamento da população em situação de rua. É preciso identificar cada um, saber a cidade natal, ver os antecedentes criminais, procurar a família. Após isso, outras soluções serão procuradas. Discute-se, inclusive, a instalação de um abrigo para estas pessoas, buscando a reinserção delas na sociedade e também mecanismos de prevenção, para que menos pessoas acabem nas ruas.

Diversas ideias foram debatidas, visto que estavam presentes vereadores, policiais militares e civil, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras e também alguns secretários municipais. “O estudo dos casos é importante para que haja alguma solução, pois está se tornando um problema cada vez mais sério”, declarou o Tenente Brum, do Batalhão da Brigada Militar de Torres.

O Tenente ainda ressaltou a importância de diferenciar o morador de rua do delinquente de rua. O primeiro é aquele que está nas ruas alheio à sua vontade e acaba não tendo a oportunidade de ser inserido novamente na sociedade. O segundo caso é quem está na rua, às vezes por opção, e acaba cometendo alguns crimes para se manter ou manter seus vícios nos álcool e nas drogas. Nas ruas, é difícil saber quem é quem, por isso um estudo se faz fundamental.

“Estou contente em ver que estão tentando resolver este problema. Estamos todos juntos nessa caminhada. Não podemos cruzar os braços, é preciso incentivar a ressocialização dessas pessoas, contando com o apoio da sociedade civil também”, frisou a vereadora Profª Lu.

O Tenente Brum colocou a Brigada Militar à disposição para todos, assim como o fez o Inspetor Bock, da Polícia Civil. Quem tiver alguma ocorrência para registrar pode se dirigir às delegacias tanto da Polícia Civil, quanto da Brigada Militar. Qualquer atendimento pode ser feito através do número 190.

Comentários

Comentários