Prefeitura elabora plano para utilização do Parque da Guarita em Torres
O Plano está sendo elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Educação, Procuradoria e Comunicação e Marketing.
Isto porque o prefeito João Alberto Machado Cardoso acredita que o uso do Parque, assim como outros projetos do Município, precisam ser planejados por profissionais de áreas diferentes que visam um único objetivo: o desenvolvimento de Torres.
Entre os itens elencados como atividades que irão incorporar ao Plano de Uso estão: o observatório de aves, o turismo geológico, a prática de esportes radicais e a sinalização do parque.
A Administração Municipal prevê ainda para os próximos anos obras de melhorias e conservação, avaliados em R$ 2 milhões.
Com isso pretende-se implantar o Museu do Mar (com bistrô e auditório) no local do antigo restaurante; recuperação das pistas internas; nova portaria; trilhas; sinalização; instalação elétrica e hidráulica; cercamento da área, e outras melhorias.
O Parque da Guarita foi criado em 1971 por ambientalistas e é considerado o cartão postal do Estado em sua entrada norte. Composto por falésias, o parque é o único na Região Sul do País que tem esta formação geológica junto à costa.
Este local também possui grande importância cultural e econômica, sendo referência no lazer ambiental local e recebendo anualmente aproximadamente 30.000 visitantes.
Até o ano de 1996 foi administrado pelo Estado, mas, através de uma concessão de uso, passou a ser gerenciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM).