Geral

Prefeitura estuda criação da Guarda Municipal em Torres

A implantação da guarda municipal em Torres foi tema de reunião realizada na tarde de sexta-feira, 15 de agosto, na sede da Prefeitura. Com o propósito de obter subsídios para a guarda torrense, a Secretaria da Administração e Atendimento ao Cidadão promoveu encontro com representantes das guardas municipais de Sapucaia do Sul e Canoas. Foram debatidas diferentes questões, desde o plano de carreira até quesitos operacionais de equipamentos. De acordo com a secretária Sílvia Maria Pereira, o diretor de Gestão Integrada e Segurança de Torres, Daniel Lobão, e a diretora de Gestão e Qualificação de Pessoal, Leila Beatriz de Oliveira, a reunião foi proveitosa devido os dois municípios serem referência na área.

Os visitantes explicaram sobre a criação da guarda em seus municípios, o funcionamento da corporação, abordaram acerca sobre a obtenção de convênios junto ao governos federal e estadual. A comitiva estava formada pelo Comandante da Guarda Municipal de Sapucaia do Sul, Clóvis Eduardo Pereira, também responsável pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais /Região Sul, o representante da Guarda Municipal de Canoas, Eduardo Borges e também responsável pelo Conselho Nacional /Região Metropolitana, além de outros integrantes das Guardas, representantes da Defesa Civil e do Legislativo dos dois municípios. Da parte da Prefeitura também participaram a procuradora geral do município, Naiara de Matos dos Santos, e o responsável pela Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura, Marcone Minatto.

A reunião foi aberta pelo chefe de gabinete, Elder Gomes Rodrigues, que falou sobre o interesse da gestão em criar uma guarda municipal em Torres. Atualmente a Prefeitura conta com 44 vigilantes. O diretor de Gestão Integrada e Segurança foi quem conduziu os trabalhos. Várias indagações foram apresentadas aos visitantes. A procuradora Naiara e a diretora Leila Beatriz de Oliveira trataram, respectivamente, da legislação e do plano de carreira. Daniel Lobão e a secretária Sílvia perguntaram sobre questões pontuais da atividade, abordando acerca da ronda do patrimônio, escolar, trânsito, ambiental e comunitária. A guarda municipal de outros municípios já foi alvo de estudo desta comissão, caso de Estância Velha, por exemplo.

Comentários

Comentários