Prefeitura inicia plano de lixeira em Torres
A limpeza feita pela Prefeitura dura poucas horas, pois não é raro alguém depositar o lixo em local inadequado e fora do horário do caminhão de coleta. Um dano contra o meio-ambiente, a saúde, a estética, o bom senso. Um dano contra a própria economia da cidade, que tem nas belezas naturais seu maior atrativo turístico.
Neste contexto a Prefeitura de Torres inicia a execução do plano de lixeiras municipais, elaborado há dez anos. Esta é uma das etapas do programa municipal de coleta seletiva. O plano será executado inicialmente na área de cobertura da coleta seletiva e praças da região central da cidade.
Ele consiste em padronizar as lixeiras seletivas, eliminar os resíduos depositados em canteiros centrais e calçadas, congregar moradores, comerciantes e condomínios numa atitude participativa e fiscalizadora. O objetivo é retirar os latões das ruas, exercer o controle fiscal e ambiental sobre os resíduos depositados de forma inadequada em qualquer área do município, incentivar a separação dos resíduos para coleta seletiva e a cooperação de entidades e particulares na promoção da paisagem do Município.
A iniciativa se baseia nas Leis Municipais: nº 3.375/99 (Código de Obras), artigo 209; nº 4.003/09, art. 34; e nº 3.564/01. Em 60 dias a Prefeitura estará implantando as lixeiras padronizadas nas praças e áreas verdes. Também estará notificando a comunidade sobre os critérios para execução do plano em condomínios, comércios e residências.
Tal proposta trará benefícios à limpeza urbana e à comunidade, aos proprietários dos imóveis e às empresas, sem que represente qualquer ônus aos cofres públicos. As lixeiras obedecerão ao modelo já disponível na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e serão instalados em avenidas e ruas residenciais, a critério da prefeitura. A secretaria está localizada na Avenida Benjamin Constant, nº 154, 2º piso, no Centro de Torres.