Prefeitura paralisa serviços por falta de combustível em Santo Antônio da Patrulha
A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha informou que nesta sexta-feira (25/05) todos os serviços que envolvem transporte serão paralisados, exceto os essenciais, relacionados à saúde. As escolas do Ensino Fundamental estarão com suas aulas suspensas e as Escolas Municipais de Educação Infantil estarão funcionando normalmente, bem como, demais serviços que não necessitam de combustível. A medida está prevista no Decreto N.º 392, de 24 de maio de 2018.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva decreta situação de calamidade pública em razão do desabastecimento e/ou escassez de combustíveis no âmbito da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, e dá outras providências. A situação permanece em vigor até que a situação do desabastecimento seja revertida. O objetivo é economizar recursos para a área essencial.
O decreto prevê ainda que o recolhimento de lixo será mantido enquanto a usina de reciclagem tiver capacidade de recebimento e enquanto houver disponibilidade de combustível para abastecimentos dos caminhões da coleta de lixo.
Nesta quinta-feira (24/05) todos os serviços que necessitam de abastecimento de combustível estão sendo paralisados, com exceção dos essenciais.
Em Brasília, o prefeito Daiçon Maciel da Silva participa das discussões que envolvem a greve dos caminhoneiros e juntamente com milhares de prefeitos do país, reivindicando contra os preços abusivos praticados e o corte do repasse da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis).
Além disso, Santo Antônio da Patrulha adere à orientação FAMURS de paralisar nesta sexta-feira. A decisão foi tomada com base em pesquisa realizada pela Famurs junto aos prefeitos. Dos 497 municípios, 374 anunciaram que devem aderir à paralisação. Conforme Daiçon, esta luta é de todos os municípios, pois o combustível é um dos insumos mais usados pelas prefeituras.