Preocupação: Meteorologia alerta para atuação de novo ciclone extratropical na costa gaúcha

A atuação de um novo ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul gerou um alerta da meteorologia.

A previsão é de que o fenômeno atinja o Estado na sexta-feira (7) e no sábado (8).

A intensidade deve ser menor do que a do evento de 16 de junho, quando dezenas de cidades, especialmente, do Litoral Norte e da Região Metropolitana, sofreram com as fortes chuvas.

A formação do ciclone, conforme explica a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorin, ocorrerá após a passagem de uma frente fria, que, tradicionalmente, já provoca chuva.

Os acumulados de água devem variar de 100 milímetros a 150 milímetros na região da Grande Porto Alegre e no Litoral Norte.

— Chover 100mm a 150mm significa que em 48 horas teremos pelo menos 50% da média de chuva normal para julho nestas áreas—afirma Josélia.

Os meteorologistas monitoram ainda a formação de outro ciclone extratropical na costa gaúcha, entre os dias 11 e 12 de julho.

Por ora, trata-se de “uma possibilidade”.

— Devido ao aquecimento do Oceano Atlântico Subtropical é possível que durante o mês de julho ocorram formações mais frequentes de ciclones extratropicais.

No entanto, é pouco provável que ocorram fenômenos da mesma magnitude do ocorrido em junho — afirma Eliana Klering, professora de meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários