Prevenção ao câncer de mama é realizado em Torres

Conscientizar homens e mulheres sobre a importância da detecção precoce do Câncer de Mama.

Este foi o objetivo da campanha de orientação realizada pelo Instituto da Mama e Prefeitura de Torres entre os dias 20 e 21 de janeiro.

Quem passou pela Praça de Borges de Medeiros, na Prainha, receberam além de material informativo, orientações sobre prevenção e o auto-exame da mama.

Nesses dias foram realizadas oficinas de conscientização sobre a doença e sobre os principais cuidados com a saúde da mama. Conforme a presidente do Instituto, Maira Caleffi, a intenção foi aproveitar as férias para multiplicar a mensagem. “Queremos aproveitar as reflexões que normalmente as pessoas fazem nessa época do ano para colocar a preocupação com a saúde em primeiro plano”, afirma.

No Brasil, o câncer de mama é a maior causa mortes entre as mulheres. E, apesar de ser mais comum no sexo feminino, a doença também acontece em homens. A proporção é de um caso masculino para cada 100 casos femininos. Os sintomas do câncer de mama são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária.

No câncer de mama, podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O auto-exame das mamas deve ser realizado pela própria pessoa uma vez por mês. Caso alguma alteração seja detectada, um serviço médico deve ser procurado com urgência.

Comentários

Comentários