Previsão de temporais com raios motiva alerta da Defesa Civil
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sob o alerta enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, informa que hoje (8), o deslocamento de uma nova frente fria pode provocar pancadas chuva no sul e no sudoeste do Rio Grande do Sul.
Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, acompanhados de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/h.
A recomendação é para que a população evite áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras – zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que o cidadão evite transitar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Contudo, de acordo com os prognósticos divulgados pela MetSul meteorologia a massa de ar quente que causou instabilidade durante o fim de semana deve atuar com mais intensidade entre a tarde de hoje elevando a temperatura em grande parte do Rio Grande do Sul com máximas à tarde de até 33º C, inclusive no litoral.
De acordo com o meteorologista da MetSul Eugenio Hackbart, o ar mais seco e quente do norte deve deslocar a nebulosidade e parte da chuva para o Uruguai e o Oceano Atlântico. Para ele, na terça-feira, o ar quente segue cobrindo o Rio Grande do Sul e garantirá mais um dia de calor com máximas à tarde oscilando entre 30º C e 32º C. O sol aparece acompanhado de nuvens em todas as regiões, mas até o final do dia a frente fria deve avançar provocando chuva.
Na quarta-feira, o sistema frontal avança para o norte e traz aumento da nebulosidade e pancadas de chuva para a maioria das regiões. A instabilidade deixa a temperatura mais amena durante toda segunda metade da semana.