Problemas a compartilhar
As manchetes noticiam que as autoridades não conseguiram colocar as mãos nos agentes dos delitos e que as vitimas foram tratadas, na medida do possível.
Abordei o problema da violência e da segurança publica embora saibamos que temos problemas na saúde, na educação, no sistema viário, na moradia, etc.etc.
Nós como cidadãos costumamos dizer que a solução destas incidências é da alçada dos poderes públicos, cujos dirigentes foram por nós eleitos. Todavia experiências vistas em outros municípios do próprio estado nos mostram que a resolução da equação da segurança pública, da educação, da saúde, da ocupação urbana desordenada, passa pelo envolvimento e pelo engajamento de todos os cidadãos e de todas as instituições privadas sediadas na geografia do município. Com relação à segurança pública nosso município tem deficiência de recursos humanos e meios físicos.
Faltam-nos policiais civis e militares e viaturas para que os poucos que aqui estão, possam locomover-se. Então penso que a sociedade, os clubes, as instituições do comercio, da indústria, dos serviços poderiam ajudar destinando parte de suas receitas para, mediante doação, a compra de três ou quatro viaturas de tamanho médio para locomover os policiais militares ou civis, dando-lhes condições de estarem presentes, tempestivamente, sempre que necessário.
Em troca desta doação, seria obtido junto ao poder público a permanência de um contingente mínimo de policiais em nossa sede e nos distritos. É uma idéia. Espero que ela possa ser discutida.