Proerd trabalha junto às escolas de Santo Antônio

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) está trabalhando com as crianças de 9 a 12 anos do município. Em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Brigada Militar, o programa acontece em 10 escolas da rede escolar de Santo Antônio da Patrulha.

Desde o início de maio, quando iniciou o projeto, 385 alunos recebem o soldado Marco Aurélio da Silva nas salas de aula. Com 1h30min de duração, dentro do horário escolar, serão 16 aulas em 16 semanas, completando 1 semestre de aprendizado. O término do programa está previsto para o mês de novembro. Ao final do curso, será realizada a formatura dos alunos.

Para o soldado, o conhecimento dos alunos se estende da sala de aula para as ruas. “As crianças adquirem uma outra forma de ver a Brigada Militar, desmistificando a idéia de medo e a conceituando como um órgão de confiança da sociedade”, relatou Silva. O soldado acredita que o diferencial no programa é o policial como comunicador. “Os professores tem medo de tocar nos assuntos que tratamos”, revelou Marco.

Em uma cartilha, as aulas apresentadas pelo soldado recebem o acompanhamento de cartazes, cds com música e vídeo, e também dramatizações com as próprias crianças. Durante o curso, além da participação em eventos como 7 de setembro, onde desfilarão com camisetas do projeto, estão previstas diversas atividades que serão idealizadas junto aos alunos.

Uma delas é o concurso de redação que será desenvolvido pelo projeto. O aluno que elaborar o texto vencedor, julgado pelos professores, ganhará uma bicicleta como prêmio. As condutas dos pequenos participantes também serão avaliadas. Aquele que melhor se comportar durante as aulas receberá um curso de informática gratuito. Há ainda, dentro das aulas, um campeonato que integrará pais e alunos das escolas participantes do Proerd em Santo Antônio, que irá oferecer troféus aos vitoriosos.

As escolas participantes são: Santa Terezinha, Espírito Santo, Padre Réus, Vilalobos, Gregória de Mendonça, Madre Tereza, Ângelo Tedesco, Nossa Senhora de Fátima, Santa Inês e Nercy Rosa. As crianças matriculadas nas escolas municipais, estaduais e particulares do município podem participar do programa. Marco informa que, em 2008, haverá a substituição de 2 a 3 escolas participantes deste ano.

Comentários

Comentários