Professores de Santo Antônio apresentam pior piso salarial da região
Os professores de Santo Antônio da Patrulha apresentam o pior piso salarial da região. A informação divulgada através de uma pesquisa promovida por um jornal regional foi usada pelo vereador Adelino Stecanela (Dem), como base para uma indicação ao Executivo apresentada nesta segunda-feira, data comemorativa ao dia do Professor.
No ofício, o vereador pede um estudo com relação à possibilidade de reajuste salarial para categoria municipal. Para Adelino o baixo salário é um fator de desmotivação profissional. Ele afirma que a desvalorização da classe acaba se refletindo na baixa procura por cursos de licenciatura e em uma queda da qualidade de ensino. “O que estamos vendo é uma acentuada decadência destes cursos em universidades. E sem especialização do profissional, quem acaba perdendo é o aluno em sala de aula”, disse Adelino.
Ele comenta que municípios com arrecadação menor que Santo Antônio, pagam melhores salários a seus professores. O vereador citou como exemplos Glorinha e Caraá. “Mesmo com uma receita acima destes municípios, os professores patrulhenses tem uma menor remuneração”, disse Adelino, fato que caracterizou como incoerente.
A proposta encaminhada ao Prefeito é apenas uma sugestão, não tem força de Lei. No entanto, Adelino espera que o Executivo seja sensível ao seu pedido, e principalmente, a importância que a valorização do educador tem no cenário de desenvolvimento municipal. “E educação é à base de tudo. Se queremos ser um município forte e desenvolvido, precisamos investir primeiramente em educação”, afirmou.