Educação

Professores recebem capacitação ao uso indevido de drogas em Osório

A volta às aulas na rede pública de ensino inicia no próximo dia 28 nas escolas municipais e estaduais em Osório. Entre os preparativos para o retorno às salas de aulas, professores, representantes do Círculo de Pais e Mestres – CPM, agentes de saúde e representantes de vários setores da sociedade participaram nesta segunda-feira, dia 21, do II Seminário de Capacitação na Área de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, na Câmara de Vereadores.

A capacitação vai ocorrer até o dia 23 de fevereiro, com palestras sobre vários temas como “Família e as drogas no dia de hoje”, “Justiça Restaurativa”, “A Família e a Escola”, entre outros, além de depoimento de ex-usuários e oficinas. A abertura do evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais.

O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, afirmou que muitos dos crimes ocorridos no município têm ligação com as drogas. “Grande parte dos delitos na nossa cidade, mais da metade, estão envolvidos com drogas. Nesse momento quando se faz uma iniciativa dessas, é fundamental para encaminhar uma nova conscientização para essa gurizada. Qualificar agentes públicos é fundamental”, disse o prefeito.

O deputado estadual e atual Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, destacou a importância da união dos setores para combater o problema das drogas. “Pretendemos investir fortemente no tratamento dos usuários e na sua reinserção. Aqui se prepara a ação mais importante, vocês professores são os vetores que vão espalhar na comunidade os temas dessa capacitação”, disse Ciro aos participantes da capacitação.

Após a sua palestra sobre “Família e as drogas no dia de hoje”, da presidente nacional do Amor Exigente, movimento que atua junto às famílias na prevenção ao uso indevido de drogas, Mara Sílvia de Menezes esteve reunida com o prefeito de Osório, o Vice- Prefeito, Luiz Gomes Anflor, o Secretário Municipal da Saúde, Eduardo Abrahão, além de representantes de entidades que atuam no combate ao problema. No encontro foram discutidas as principais ações realizadas e que podem ser feitas.

O seminário é uma realização do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Conselho Municipal de Entorpecentes – Comen e do Rotary Club de Osório, com o apoio de várias entidades como a Prefeitura de Osório. A inscrição para participar do seminário foi um quilo de alimento não perecível que será repassado para entidades assistenciais do município.

Comentários

Comentários