Programa atende a mil famílias de quilombolas, indígenas e pescadores artesanais no Litoral

upload_20170130122318sdr_quilombolas.jpgTécnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) começaram neste mês a preparar o início da terceira fase do Programa Brasil Sem Miséria – Inclusão Social e Produtiva, a ser desenvolvido junto a mil famílias de quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e agricultores que recebem Bolsa Família, em 42 municípios do Rio Grande do Sul. O Programa de Inclusão Social e Produtiva melhora as condições de vida, alimentação e renda por meio de um processo continuado de extensão rural vinculado ao repasse de R$ 2,4 mil para o desenvolvimento de atividades produtivas.

Em convênio da SDR com o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e a Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário (Sead), o programa é direcionado a famílias com renda per capita de até R$ 85. Neste mês, técnicos do departamento de Desenvolvimento Agrário/Pesca e Aquicultura da SDR e da conveniada Emater/RS visitaram áreas de pesca artesanal e populações quilombolas e escritórios da Emater de Tramandaí, Palmares do Sul, Mostardas, São José do Norte e Pelotas e as comunidades pesqueiras de São José do Norte. Entre os objetivos, verificar as condições técnicas (tipos de projetos), operacionais (tempo técnico necessário, capacitações) para execução dos trabalhos.

“Há grande expectativa das famílias com a nova fase do programa, o que se constitui em um importante desafio para a SDR e os técnicos municipais da Emater, entidade executora”, diz o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

Nas visitas aos municípios, os técnicos colheram depoimentos reforçando a importância da implantação do programa junto a outras áreas, especialmente saúde, assistência social e agricultura. Com relação aos projetos produtivos a serem executados pela SDR/Emater, há a necessidade de diálogo profundo com as famílias, para construir ações que atendam às necessidades e aproveite o potencial destas famílias para gerar condições mais duradouras para seu bem-estar.

Na semana passada, iniciaram-se as atividades de capacitação dos assistentes técnicos regionais da Emater, com promoção do MDSA e participação da SDR. Em março, será feito o trabalho de capacitação de técnicos municipais para o atendimento dos públicos do programa. Os encontros visam a aprimorar os termos de cooperação entre os governos federal e estadual para desenvolver ações em um período de 36 meses, a partir de agora.

Itamar Pelizzaro

Comentários

Comentários