Programa de auxílio a dependentes químicos é inaugurado em Osório
A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente e fundador do Desafio Jovem no Estado, Jorge Silva de Lemos. “No Café Convívio a família e o dependente são atendidos simultaneamente por que sabemos que, muitas vezes as origens dos problemas com as drogas são os conflitos familiares e damos a orientação”, disse Jorge que ainda destacou que os atendentes são preparados por psicólogos e assistentes sociais. Durante a solenidade, o trabalho desenvolvido pela entidade foi apresentado e uma família de Porto Alegre deu um relato de com o conseguiu superar o vício do filho e reintegrá-lo à sociedade através do programa.
A implantação do projeto em Osório ocorreu depois da subvenção de 48 mil reais dada à entidade pelo Governo Municipal. “O município já tem a Casa Aberta/Caps ampliada, uma segunda Casa Aberta, exclusivamente, para tratamento de dependentes químicos, há um ano, contratamos o trabalho de comunidades terapêuticas, temos contrato de compra de leitos em clínicas especializadas. O município ainda participa da construção da ala psiquiátrica do hospital, colocando recursos próprios nisso. Temos os psicólogos atendendo nos PSFs, uma política de qualificação do sistema e, agora, nos faltava o envolvimento familiar nos tratamentos que é uma questão fundamental. É muito importante que todas as questões que digam respeito ao combate às drogas, todos os elos comunitários que puderem se formar, sejam políticas públicas importantes que se realizem, o município, com essa visão, acabou subvencionando essa atividade”, disse o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior.
Várias autoridades como o Vice-Prefeito de Osório, Luiz Gomes Anflor, o presidente da Câmara de Vereadores de Osório, Rossano Teixeira, vereadores, secretários municipais, o presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes – Comen, Marcelo André Conceição, representantes de entidades civis e comunidade participaram da inauguração. Um coquetel, feito por uma panificadora que emprega ex-dependentes químicos, em Três Coroas, foi servido no local.
Em Osório, o programa gratuito funciona na Rua Lafayete Pereira dos Santos, nº 730, bairro Caravágio, todas às quartas-feiras, das 20h às 21h30min. Mais informações pelo telefone 85727340 ou 84291666, pelo e-mail desafio@desafiojovem.org.br.