Programa de Formação Continuada qualifica professores de B. Pinhal

A permanente qualificação dos professores de Balneário Pinhal é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação. O programa de formação continuada, ao longo de 2008, realizou diversos encontros de professores com especialistas para troca de conhecimento, idéias e informações.

Um dos temas abordados foi, no encontro de fevereiro, Plano de Desenvolvimento da Educação, Plano de Ações Articuladas e Projeto Pró-vida. No dia 29 de abril, os professores se reuniram para tratar do tema Sorrindo para o Futuro, com palestra sobre saúde bucal e formação de hábitos saudáveis nas crianças atendidas, bem como alimentação saudável.

No dia 22 de julho, o encontro de formação continuada abordou o tema “Alfabetização e letramento”, abordando tópicos como jogos e sua importância na escola e oralidade e letramento. Mídias em educação – cinema, foi otema abordado no dia 26 de agosto, abordando dificuldades na alfabetização e intervenções possíveis. O papel do educador, a partir dos prismas de ética e educação e afetividade e educação, foi o tema debatido no dia 29 de novembro.

O próximo encontro acontece no dia 20 de dezembro, tendo como tema “Como resgatar a motivação do educador, fazendo a gestão de suas emoções”. Alguns dos pontos de discussão são de onde vêm nossas emoções; como as emoções estão ligadas a nossa saúde; os efeitos nocivos do estresse do professor; as respostas do corpo sob efeito do estresse; os exemplos do dia-a-dia do professor que provocam estresse; os três tipos de professores existentes na educação; estratégias altamente eficazes para colocar o estresse do professor ao seu favor e como se manter em equilíbrio sob estresse.

Segundo Ana Clara Torres Ogando, do setor pedagógico da Secretaria, cabe ressaltar que a partir do PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação, que gerou o PAR-Plano de Ações Articuladas de Balneário Pinhal, o município já foi contemplado com o Pró-Letramento – programa de capacitação aos professores das séries iniciais que totaliza 120 horas, com foco na Alfabetização e Matemática. “O curso foi iniciado em setembro deste ano e também já realizamos o a adesão ao  GESTAR II – Programa de capacitação aos professores das séries finais, que contempla os professores de Língua Portuguesa e Matemática e deverá iniciar em 2009”, afirma.

Comentários

Comentários