Vida & Saúde

Programa de saúde intensifica combate ao tabagismo no Estado

O cigarro mata cerca de 13 mil pessoas por ano no Rio Grande do Sul, 200 mil no país, e Porto Alegre é a segunda capital em número de fumantes adultos (com mais de 18 anos). Dados como estes levaram a Secretaria Estadual de Saúde a intensificar as ações de prevenção e controle do tabagismo.

Nesta sexta-feira (28), foi promovido o Fórum sobre Tabagismo: Problema de Saúde Pública, em parceria com o Instituto Vida Solidária/Fumo Zero. Neste domingo (30), Dia Internacional de Combate ao Fumo, o Programa de Controle do Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, terá atividade na Usina do Gasômetro, onde será distribuído material informativo, das 11h às 16h, com a presença dos bonecos Dado e Dada.

Atualmente, 30% dos municípios gaúchos participam do programa, que capacita e fornece estrutura a unidades e profissionais de saúde para o tratamento do tabagismo. Estão habilitadas 162 unidades de saúde. “Nosso maior desafio é sensibilizar os municípios sobre a importância de aderir ao programa”, afirma Tânia Santos, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Como estratégia de prevenção, é desenvolvido também o Programa Saúde na Escola, que envolve professores e estudantes na construção de um estilo de vida saudável, sem fumo. “É mais fácil a pessoa evitar começar a fumar do que parar depois”, diz Tânia.

Comentários

Comentários