Programa Hiperdia reduz em 50% Infartos e AVCs em Arroio do Sal
Implantado pela Prefeitura de Arroio do Sal, em 2010, o Programa Hiperdia, tem atuado no tratamento dos pacientes do município com hipertensão arterial e diabete Mellitus.
Por mês, são beneficiadas mais de 1000 pessoas hipertensas e diabéticas com controle de pressão arterial, glicemia, altura, peso, índice de massa corpórea (IMC), diâmetro da cintura, entrega de medicamentos e palestras.
Desde a implantação do Hiperdia foi reduzido em 50% o número de Infartos e AVCs. A ação da Prefeitura trabalha com o fortalecimento da Atenção Básica Municipal.
Além destes serviços, a comunidade também é atendida com orientação e avaliação nutricional.
A hipertensão arterial, o diabetes e a aterosclerose (ou arteriosclerose), combinados, são fontes geradoras de enfartes do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral – AVC.
Cerca de 41% dos pacientes estavam com a dosagem do medicamento errada, ou com medicamento desconexo com a sua situação de saúde.
O Programa Hiperdia tem 1400 pacientes inscritos, que para retirarem seus medicamentos na Farmácia Básica, mensalmente, devem se submeter a uma consulta de enfermagem, para avaliação da pressão arterial, glicemia, peso índice de massa corpórea (IMC) e diâmetro da cintura.
Os pacientes são orientados e avaliados em conjunto por uma nutricionista e enfermeira e recebem palestras sobre nutrição e modo de vida para cada um dos tipos de patologia. Quando necessário é feito encaminhamento ao cardiologista, ou clínico em caso de diabetes.