Programa social ensina mães carentes a confeccionar acolchoados em Osório
Em parceria com a Capri Industrial, que cedeu os tecidos e as fibras, as mães confeccionam acolchoados, que depois de prontos, são sorteados no grupo.
As mães são divididas em nove grupos, os encontros acontecem durante toda a semana na parte da manhã e à tarde.
O programa tem como objetivo socializar e ensinar trabalhos manuais.”Durante esses quatro anos os objetivos traçados estão sendo alcançados, elas estão se socializando melhor, estão mais felizes”, comenta a Terapeuta Ocupacional, Adriana Leal. Com o auxílio da terapeuta, as mães artesãs aprendem a confeccionar brinquedos, almofadas, fuxico, acolchoados entre outros artesanatos.
As mães relatam que, além de ser uma terapia, o programa mudou a vida delas, que complementam a renda familiar com as vendas dos trabalhos realizados. “Muda tudo, o jeito de tratar as pessoas, eu era ‘gritona’, agora, estou mais calma e aceito mais as coisas”, revelou uma das primeiras mães a fazer parte do Asef, Marilene da Silva, 48 anos.
Podem participar do Asef, mães que tenham filhos entre 0 e 6 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade social, sem emprego e com filhos para sustentar. Avós que tenham a guarda dos netos também são incluídas no programa. O programa ocorre na Secretaria de Ação Social, localizada na avenida General Osório, nº 2230.
Asef – Atendimento Socieducativo Familiar, tem apoio do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria de Ação Social.