Programa voltado à prevenção da cegueira em diabéticos terá encontro em Torres

Um grande encontro visando à prevenção e o controle da Retinopatia Diabética está sendo programado para o mês de janeiro. A organização é do setor de Oftalmologia da Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Retinopatia dos Diabéticos (Prored), que visa à prevenção de cegueira devido o diabetes mal controlado. A previsão é que o encontro em comemoração aos 10 anos do programa ocorra dia 12 de janeiro.

Para a data esta programada uma caminhada, com saída da Praça XV de Novembro e chegada no Posto de Saúde Central. A concentração será a partir das 7h30min, com a oferta de aferição de pressão e teste de HGT. Estes serviços serão disponibilizados a toda população interessada. Já no Posto de Saúde Central ocorre o tradicional encontro, com a participação dos pacientes já cadastrados.

O Prored é realizado em Torres em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nos encontros são realizados os exames de glicemia capilar, fundo de olho e verificação de pressão arterial.

A Retinopatia Diabética são lesões que aparecem nos vasos sanguíneos da retina, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da visão.

Cerca de 100 pacientes participam do programa. A adesão ocorre por solicitação médica quando diagnosticados o problema. Exames de rotina, como os realizados no Prored podem detectar os sintomas em estágios primários, possibilitando o tratamento ainda na fase inicial.

Comentários

Comentários