Geral

Projeto apresenta propostas para o desenvolvimento de Torres

A Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembleia Legislativa realizou, na noite de quarta-feira (15), uma audiência pública para apresentação do projeto “Foz do Mampituba”, elaborado pela Fundação para o Desenvolvimento Sustentável de Torres e Região (Fundest). Solicitada, ainda em 2008, pelo deputado Miki Breier (PSB), a audiência debateu alternativas para o desenvolvimento para a região de Torres. A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, Heitor Schuch (PSB) e reuniu aproximadamente 200 pessoas de entidades organizadas e da sociedade civil, na Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT).

O diretor-presidente da Fundest, Carlos Henrique Lange, apresentou o projeto. Entre os principais pontos estão a construção do Porto Mampituba, que levará desenvolvimento para a cidade nas áreas turística, cultural, gastronômica, de lazer, entre outras. Já a construção da Avenida Norte-Sul, ligará as praias de Torres e dará acesso ao Parque Estadual de Itapeva. A construção da Estrada Torres-Mampituba-Itaimbezinho proporcionará a região o acesso ao turismo rural, logistica da produção rural e industrialização do interior.

De acordo com Miki, o projeto é muito importante, tem boas ideias, mas só será concretizado se houver mobilização da sociedade e a intermediação da Assembleia Legislativa. “Queremos levar as reivindicações feitas aqui para o Governo do Estado e, também, ao Governo Federal, onde muitos ministérios podem auxiliar”, enfatizou.

Para o prefeito de Torres, João Alberto Machado, o “Foz do Mampituba” desenvolverá as potencialidades de toda região. “O Governo do Estado não dá importância ao turismo. O orçamento é menor do que a rubrica de mídia. A Secretaria de Turismo deveria ter mais recursos”, reclamou.

No final da audiência ficou definido que a Fundest coordenará os trabalhos para tornar o projeto realidade. Serão formados grupos com membros de diversas entidades para definir os passos que serão dados, apresentará o projeto e buscará recursos junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

Participaram da audiência o deputado estadual Alceu Moreira (PMDB); o presidente da Câmara de Vereadores, Gilbraltar Pedro Cipriano Vidal; o vice-prefeito, Valmir Pardal, o representante da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, Hermes dos Santos; representante da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), José Maria Lima; o presidente do Conselho da Fundest, Osacar Martins de Lima, o gerente de Relações Institucionais da Fundest, Kennedy Gularte Seger; o vice-presidente do Corede Litoral Norte, Jorge Sadi da Silva; o representante do Sindicato do Comércio Varejista de Torres, Juarez Martins e o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, André Pozzi.

Comentários

Comentários