Geral

Projeto Lagoa dos Barros é apresentado ao município de Santo Antônio da Patrulha

Uma parceria entre Prefeitura Municipal e Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH-UFRGS, com interveniência da Câmara Municipal de Vereadores e do Departamento Municipal de Meio Ambiente, ocorreu a primeira reunião de trabalho referente ao projeto Lagoa dos Barros.

A proposta de projeto apresentada pelo professor PhD Dr. David da Motta Marques (IPH/UFRGS), prevê desde a caracterização e levantamento de dados sobre o ecossistema, até a simulação, por modelagem matemática, dos potenciais usos futuros para este que é um dos mais importantes ecossistemas do município.

O projeto conta ainda com a implantação de um sistema de monitoramento da quantidade e qualidade das águas da Lagoa.

Uma das principais preocupações da atual administração pública é a ausência de informações e dados sobre este ecossistema, o que acaba por dificultar a gestão da mesma.

De acordo com a Bióloga Josélia Fraga, a Lagoa dos Barros constitui-se num importante manancial hídrico para a região do Litoral Médio, sendo fundamental conhecê-la para que possamos inclusive potencializar seu uso. O projeto irá nos fornecer estas diretrizes, diz Josélia.

Assim como têm sido os estudos que envolvem o Departamento Municipal de Meio Ambiente, este projeto integrará todas as entidades interessadas e principalmente a comunidade local.

Além disso, mais do que um estudo, o projeto prevê a orientação de caminhos que possam nortear, de forma qualificada, as decisões da administração pública para este ecossistema. Estiveram presentes na reunião de trabalho Flademir Schimidt (EMATER) e Gabriel Lorenci (Secretário de Agricultura).

Comentários

Comentários