Vida & Saúde

Projeto Maresia conscientiza banhistas a manterem a praia limpa em Imbé

Um projeto desenvolvido pela ONG Cultura e Integração, em conjunto com a Prefeitura de Imbé, está moldando a consciência ecológica de crianças do município, ao mesmo tempo em que ajuda as suas famílias. A turma percorre a areia recolhendo o lixo deixado pelos veranistas. Após, as crianças entregam um folder e uma sacola de lixo para que o turista colabore com a limpeza.

O projeto Maresia, a Onda é Preservar, que está em sua segunda edição, beneficia 32 crianças, de 8 a 12 anos, que recebem incentivos para participar do programa nos meses de janeiro e fevereiro. Elas ganham uma ajuda de custo de R$ 50,00 por mês, mais boné, camiseta, chinelo e protetor solar. O encerramento das atividades acontece no dia 28 de fevereiro. Os participantes atuam de terça-feira a sábado, das 8h às 11h30min, nas praias de Imbé. Às 10h, é oferecido um lanche para o grupo.

Conforme a engenheira ambiental da Prefeitura, Minuche Marchini, para participar do projeto Maresia é preciso estar matriculado nas escolas do município. No início do ano, quando começou o programa, as crianças foram orientadas sobre como abordar as pessoas, como falar sobre o Maresia e entregar os saquinhos plásticos. “Ensinamos como se portar diante das pessoas e, também, como agradecer a atenção logo depois que eles explicam o projeto”, relatou a engenheira.

Todas as crianças dispõem de material apropriado para a atividade, como luvas de borracha, camisetas, bloqueador solar e garrafinhas com água. Segundo Minuche, este ano os banhistas estão mais conscientes. “Em geral, os banhistas recebem bem as crianças e ajudam a preservar o meio ambiente. Muitos frequentadores da orla chegam a nos solicitar o material e os panfletos explicativos”, disse.

Até o dia 20 de janeiro já haviam sido entregues aos banhistas cerca de 1.500 sacolas. Conforme a presidente da Ong, Simone Silva da Silveira, parte do material recolhido na orla é transformada em artesanato durante as oficinas de reciclagem, realizadas às quintas-feiras, na sede do Departamento de Cidadania e Desenvolvimento Social, no Balneário Mariluz.

Além da limpeza da praia e da oficina de reciclagem, as crianças do projeto Maresia participam de atividades extras relacionadas ao meio ambinete, como por exemplo, trilhas ecológicas, visitas ao Museu do Ceclimar e passeios de barco pelo rio Tramandaí.

– A nossa intensão é mostrar às crianças que o destino do lixo jogado no rio é o mar e, por consequência, grande parte vai parar na beira da praia – explicou Simone.

Comentários

Comentários