Projeto Molhes do Rio Mampituba é tema de reunião entre prefeitos
Para tratar deste assunto de interesse dos dois estados eles reuniram-se na terça-feira (29/03) no gabinete da Prefeitura de Torres. Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, vereador Gibraltar Vidal e o secretário de Ação Social, Carlos Roberto Monteiro.
A elaboração do projeto de ampliação e revitalização dos Molhes é do Departamento de Infraestrutura do Governo de Santa Catarina e está orçado em R$ 15 milhões. Para realização o prefeito João Alberto propõe uma parceria das prefeituras de Torres e Passo de Torres e dos governos estaduais para capitação de verbas federais para realização da obra.
O projeto prevê o prolongamento do braço Sul em mais 213,21 metros, além da recuperação dos atuais 150,03 metros; e do braço Norte, em Santa Catarina em mais 168,81 metros, além da conservação dos atuais 111,91 metros. Sobre os dois braços dos molhes serão realizadas obras de infraestrutura como uma ciclovia, uma passarela com “puleiro” para pesca de tarrafa, uma plataforma de pesca, entre outras benfeitorias.
A ampliação, além de facilitar a pesca artesanal na área, vai criar um novo ponto de atração turísticas nos dois municípios e proporcionar segurança aos barcos pesqueiros que se utilizam da barra do rio Mampituba para acesso a Torres e Passo de Torres. Existem cerca de 60 embarcações de pesca nos dois Municípios que acessam aos portos via barra do Mampituba.