Projeto “Pilote Consciente Sobre Motos” retorna a B. Pinhal
O “Projeto Pilote Consciente Sobre Motos”, em parceria com o Comando Rodoviário da Brigada Militar retorna às praias do litoral gaúcho para mais uma temporada de ações de redução de acidentes com motociclistas.
Nesta temporada de veraneio de 2011, o “Projeto Pilote Consciente Sobre Motos” novamente tem seu roteiro iniciando pelo Balneário Pinhal, no litoral norte do Estado, neste dia 7 de janeiro, para ministrar palestras, distribuir panfletos e orientar os motociclistas no sentido de diminuir o número de acidentes com motos durante o verão.
O motor-home da equipe Sobremotos de competições estará estacionado nas beiras das praias das principais cidades do litoral do RS levando conhecimento e esclarecimento para os condutores de motos a fim de que estes não se envolvam em acidentes. A primeira edição desta ação foi na temporada de veraneio de 2010 e conta com o apoio da Escolinha ABC de Trânsito da Brigada Militar.
“Nosso motor-home fica estacionado à beira das praias e damos palestras e orientações para uma condução e comportamento seguro no trânsito com motos. A Escolinha da Brigada, por sua vez, sensibiliza as crianças e seus familiares para a importância de se tomar cuidado ao se deslocar de carro ou moto por ruas e estradas. Enfim, procuramos passar para os veranistas que esta época é de férias, de festas, de diversão, mas também de muito cuidado para que ninguém sofra por causa de um acidente de trânsito”, comenta Jaime Nazário, coordenador do Projeto.
“No ano passado, treinamos mais de 500 pessoas. O sucesso desta iniciativa foi tão grande que neste ano de pronto tivemos a confirmação da continuidade desta ação por parte do Comando Rodoviário da Brigada Militar e das Lojas Colombo Motors, patrocinadora de todo este projeto. As prefeituras municipais do litoral também prontamente nos liberaram o acesso novamente”, comenta Gisele Flores, também coordenadora e pilota de motovelocidade.
“As maiores causas de acidentes graves com motos se dão por imperícia, imprudência ou negligência dos motociclistas. Infelizmente, ter uma Habilitação para a condução de uma moto não assegura que o piloto realmente sabe conduzir. Na verdade, constatamos que mais de 80% dos motociclistas desconhecem procedimentos básicos de pilotagem, como frenagem com a roda dianteira da moto, por exemplo. Além disto, a falta de uso ou o uso incorreto dos equipamentos de proteção individual acaba agravando as consequencias de um acidente com moto. O uso incorreto do capacete é causa mais frequente de sérios traumas”, explica Nazário.
O “Projeto Pilote Consciente Sobre Motos” começa nesta sexta, 7 de janeiro, em Baleário Pinhal com o motor-home estacionado junto ao largo Osso da Baleia, no centro da cidade. Em Balneário Pinhal, o motor-home ficará até domingo, 9 de janeiro. O horário de funcionamento é das 9 às 20 horas.