Geral

Projeto promove inclusão do jovem de Osório no mercado de trabalho

O lançamento do programa Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, da Prefeitura Municipal de Osório, ocorreu nessa quinta-feira, dia 2, na Câmara de Vereadores de Osório. Com a presença de vários segmentos da sociedade osoriense como Poder Judiciário, Poder Legislativo, Poder Executivo, Igreja, ONGs e demais convidados, o Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Gilmar Luz, responsável pelo projeto, apresentou o programa que pretende incluir o jovem entre 18 e 29 anos no mercado de trabalho através da sua qualificação profissional.

Segundo o secretário Gilmar Luz o principal objetivo é que pelo menos 30% dos jovens que participarem do projeto sejam colocados no mercado de trabalho. “Nós procuramos adequar o perfil dos cursos, juntamente como Centro Empresarial, para ver qual o perfil dos profissionais que a cidade necessitaria”, afirmou Gilmar.

O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, destacou o pioneirismo do Projovem em dar oportunidade para o jovem com maior vulnerabilidade de inserção. “É o primeiro projeto que visa qualificar e providenciar a colocação do jovem no mercado de trabalho”, afirmou.

Para a Juíza da Infância e Juventude, Conceição Aparecida Canho Sampaio, presente no lançamento, o projeto vai amenizar o problema do uso de drogas. “Quando ele (o secretário Gilmar) me passou essa iniciativa do projeto, eu disse ‘é 50% do trabalho de prevenção ao uso de drogas’. Para isso é preciso do apoio de toda a comunidade”, salientou a juíza.

Na primeira etapa do programa serão abertas 600 vagas, distribuídas em cursos com duração de seis meses nas áreas de Administração, Beleza e Estética, Metalmecânica, Alimentação, Vestuário, Saúde, Telemática, Esporte e Lazer, Turismo, Construção e Reparos de Edificações. É pré-requisito que o candidato a uma vaga não possua emprego formal, esteja cursando ou tenha concluído os ensinos Fundamental ou Médio e não esteja cursando uma universidade. Durante o curso, o jovem receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$100,00 (cem reais) ao mês, transporte, caso seja necessário, e lanche.

O projeto tem  a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas junto a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, localizada na rua Barão do Rio Branco nº 261, sala 6, no centro de Osório. Mais informações pelo telefone: 3601-1752.

Comentários

Comentários