Educação

Projeto vai reduzir em 35% despesa de escolas estaduais com energia elétrica

A redução de 35% na conta de energia elétrica de escolas estaduais e a conscientização da sociedade para uso racional de recursos energéticos. Com esses objetivos, foi assinado, nesta terça-feira (9), Termo de Cooperação de Eficientização de Energia Elétrica, com investimento de R$ 3 milhões até o final deste ano.

O compromisso, estabelecido entre governo do Estado – secretarias de Infra-Estrutura e Logística (Seinfra) e Educação – com as concessionárias CEEE Distribuição, AES Sul e RGE, prevê diagnóstico e projetos de melhoria de equipamentos de iluminação da rede estadual de ensino. Cada permissionária aplicará R$ 1 milhão na iniciativa.

Na avaliação do secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, “a eficiência energética está ligada à realidade do mundo. A energia será vital para a vida de futuras gerações e para a qualidade de vida da população atual”. Ao justificar o projeto, Andrade lembrou que, até 2023, a projeção é de o consumo de energia por habitante no Brasil será duas vezes e meia maior à registrada hoje.

Conforme o secretário, a meta é ampliar o debate sobre uso racional de energia elétrica, envolvendo mais adiante outros segmentos, como indústria e comércio. “Gradativamente discutiremos a eficiência energética. Queremos transformar esse tema em política de Estado, não de governo, de longo prazo”.

De acordo com a CEEE Distribuição, 40 escolas estaduais devem ser beneficiadas pelo projeto em sua área de abrangência, com redução estimada de 450 quilowatts. Também participaram da solenidade o secretário-adjunto da Seinfra, Adalberto Silveira Netto, o coordenador da assessoria técnica da Seinfra, Edmundo Fernandes da Silva, e o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Moraes.

Comentários

Comentários