Educação

Proposta pode atender universitários com auxílio no transporte em SAP

O ensino superior, diferente do que diz o slogan federal não é para todos. Principalmente para àqueles que precisam trabalhar e arcar com os estudos. A mensalidade das Universidades particulares absorve boa parte do salário destes estudantes trabalhadores, que ainda precisam pagar pelo transporte.

Na opinião do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Ferulio José Tedesco (PMDB), uma parceria poderia minimizar os gastos dos acadêmicos. Na reunião ordinária desta segunda, o Presidente encaminhou ao prefeito Daiçon Maciel uma proposta, através de indicação, para que seja instituído no município um “Programa de Auxílio para o Transporte de Universitários Patrulhenses”.

Juntamente com a indicação Ferulinho, enviou em anexo uma proposta da AUP – Associação dos Universitários Patrulhenses – como base para desenvolvimento do estudo da viabilidade legal e financeira.

De acordo com o vereador o Programa busca atender os alunos em que a renda familiar não ultrapasse quatro salários mínimos. Em troca, explica Ferulinho, o aluno prestaria serviços comunitários. “Como contrapartida ao auxílio, o aluno beneficiado prestaria serviços a população, de acordo com suas necessidades e em áreas pertinentes ao seu curso”, afirmou.

Segundo o Presidente, caso a proposta seja acatada, “a Administração estará contribuindo, em muito, com a qualificação destes jovens”. Ferulinho revela que outros municípios da região adotaram esta parceria, inclusive com o pagamento, por parte do estudante de um valor simbólico pela passagem. “Muitas vezes o aluno deixa de cursar mais disciplinas por que têm o ônus do transporte. Com o auxílio, certamente, ele poderá adiantar o seu curso, concluído a faculdade no tempo previsto”, acredita.

Comentários

Comentários