Geral

Prorrogado prazo para envio de freqüência dos estudantes do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até as 23h de amanhã (15) o prazo de envio das informações sobre a freqüência dos estudantes que recebem o benefício do programa Bolsa Família. A data limite era hoje, mas o prazo foi estendido porque o sistema de registro apresentou problemas técnicos nos últimos dois dias.

Até ontem (13), 74% dos municípios já havia registrado a freqüência de 15,7 milhões de alunos com idade entre 6 e 15 anos que são atendidos pelo programa. Se a prefeitura não enviar os dados até as 23h de amanhã, as famílias não serão afetadas porque o benefício é repassado diretamente à população. Mas o município será penalizado com a redução do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicativo criado pelo MDS para acompanhar o grau de cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família. Quanto menor o IDG, menor é a verba repassada ao município para investir em ações do programa.

O MDS faz um apelo especial aos municípios da Região Sul afetados pelo ciclone tropical da última semana. Nesses locais, o acesso à internet sofreu interrupções, por isso o ministério sugere que as prefeituras procurem obter acesso ao sistema em outras instituições, como a Caixa Econômica Federal.

Comentários

Comentários