Geral

Provas reúnem mais de 100 salva-vidas em Balneário Pinhal nesta quarta

Para celebrar os 40 anos da Operação Golfinho, será realizado nesta quarta-feira (3), em Balneário Pinhal, o Circuito de Salva-Vidas, com provas de salvamento com rescue can, salvamento com cabo-boia, revezamento de natação, corrida ao pé-de-pato e flexão. As atividades começam às 17h30min, junto à guarita 199. A iniciativa é da Comunição Social da Operação Golfinho e da coordenação dos salva-vidas, reunindo mais de 100 profissionais. Pode participar da disputa uma equipe por praia.

Além de testar o condicionamento físico, a prova irá simular situações de salvamento no mar onde exista necessidade de intervenção. A disputa terá pontuação específica por modalidade. Serão premiadas as três equipes que somarem mais pontos, além dos três primeiros colocados de cada prova.

Saiba mais sobre as modalidades disputadas

* Salvamento com Rescue Can: É realizado por uma dupla de salva-vidas, e um deles simula ser vítima e permanece postado junto a uma boia demarcatória. O salva-vidas deve retirar o outro participante do mar e conduzi-lo a um local demarcado na areia. A “vítima” só pode auxiliar sua dupla com o batimento de pernas, sendo vedada a natação. Vence a dupla que completar o percurso no menor tempo.

* Salvamento com Cabo-Boia: É feito em trio. Um salva-vida simula ser a vítima e permanece postado junto a uma boia demarcatória. O salva-vidas que irá fazer o resgate deve entregar o rescue-can à “vítima” e rebocá-la até um local demarcado na areia. O terceiro salva-vidas faz a função de apoio ao reboque com o cabo. Vence o trio que completa o percurso no menor tempo.

* Revezamento de Natação: Cada equipe de cinco salva-vidas faz um mesmo percurso de natação até uma demarcação com boia dentro do mar. Depois de contornar a marcação, ao chegar à areia, deve bater na mão de seu companheiro de prova. Vence quem completa o percurso no menor tempo.

* Corrida ao Pé-de-Pato: Os competidores devem postar-se em linha demarcada e, a uma distância de 20 metros, há um número de pés-de-pato sempre inferior ao de participantes da prova. Dada a largada, os salva-vidas devem ir em direção aos pés- de-pato e pegá-los. Quem não consegue é eliminado. A prova é repetida até que fique somente um competidor.

* Flexão: Vence quem realiza mais flexões em três minutos. O competidor não pode retirar as mãos do solo.

Comentários

Comentários