Quem manda em Torres é Daison Pereira
O torrense Daison Pereira fez a festa no quintal de casa e foi o grande campeão do Rio Grande do Sul Pro – evento válido pelo Brasil Tour 2008 e pelo Circuito Gaúcho Profissional de Surf. O tempo chuvoso e o mar mexido não foram suficientes para atrapalhar a festa da galera que compareceu na manhã desse domingo de Páscoa, na Praia dos Molhes, em Torres, e ergueu o grande campeão nos ombros. O baiano Alanderson Martins foi vencedor do Hang Loose Trick Show.
Aproveitando o fato de estar surfando em casa, Daison mostrou segurança e dominou a bateria final. Com um 7.17 e um 5.60, o gaúcho somou a maior pontuação e levou o troféu para casa. O catarinense Guilherme Ferreira foi o vice-campeão, seguido pelo cearense Itim Silva e pelo capixaba Diogo Leão.
Festejado pelo público, o pentacampeão gaúcho dedicou a vitória àqueles que estavam na praia torcendo por ele e também para a namorada Paula. “Estou muito feliz por ter feito um bom campeonato. O nível esteve bastante alto, com grandes atletas competindo. Graças a Deus eu consegui pegar boas ondas e ficar com o título”, comemorou.
Após ser festejado pelo público, Daison recebeu um abraço do presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho. “Fico muito feliz de ver toda essa galera aqui torcendo, apoiando, mesmo com o tempo ruim. É muito importante essas vibrações positivas para fazer com que a gente pegue boas ondas”, destacou surfista, que já havia conquistado a segunda etapa do circuito estadual disputada no final de fevereiro, também em Torres.
Após abraçar o campeão, Carvalho fez questão de ressaltar a importância do resultado para o surf gaúcho. “Mais uma vez Rio Grande do Sul mostrou que está entre os melhores do surf nacional. É um momento de muita alegria. Mais uma vez brilhou a estrela do nosso pentacampeão”, exaltou.
Semifinais
A primeira semifinal foi dominada por Daison Pereira, que com uma nota 8.17 e outra 8.67 não deu chances para os adversários. A segunda vaga da bateria foi definida nas últimas ondas, quando o catarinense Guilherme Ferreira trocou um 1.07 por um 2.57 e também garantiu sua vaga na decisão.
Na segunda semifinal a disputa foi mais equilibrada. Mesmo com toda sua experiência, o paraibano Fabio Gouvêa não deu sorte e acabou na quarta posição. Diogo Leão e Itim Silva avançaram a final.
Hang Loose Trick Show
A grande decisão do Hang Loose Trick Show foi um espetáculo a parte. Alan Saulo, André Moi e Guilherme Ramalho, Flávio Nakagima, Alanderson Martins, Marcus Cardoso e Ian Gouvêa disputaram onda a onda para ver quem saía da Praia dos Molhes com o título da competição. Itim Silva abriu mão da disputa por ter que fazer a final do Rio Grande do Sul Pro.
Na decisão, Alanderson Martins voou mais alto e levou para casa uma prancha Glass Brothers oferecida pela Corsan, além de kit da Hang Loose. O catarinense Guilherme Ramalho foi o segundo e o paraibano Alan Saulo o terceiro. “É um grande começo, pois dá um gás para as próximas etapas para ficar com a passagem para Fernando de Noronha”, festejou o campeão.
O Hang Loose Trick Show será disputado em três etapas. Os três primeiros de cada uma delas recebem kits da marca. O surfista que terminar em primeiro no ranking exclusivo da competição após o termino das etapas leva uma passagem para conferir o Hang Loose Pro Contest, etapa do WQS disputada em Fernando de Noronha.
O Rio Grande do Sul Pro foi apresentado pela Planeta Surf e Vibe Shoes; o patrocínio máster foi do Banrisul, Corsan e Prefeitura Municipal de Torres. A competição contou também com apoio da Associação de Surfistas de Torres (AST), Fundação Conesul, SETUR e Fundergs. A realização ficou por conta da Espírito Radical e da Federação Gaúcha de Surf (FG SURF).