Colunistas

Recado aos professores

E mais uma vez os professores estaduais fazem greve.

Eu sou pedagoga, trabalho na área e discordo totalmente desse ato dos colegas. Devemos sim garantir nossos direitos, merecemos uma remuneração justa, afinal para nos qualificarmos precisamos investir e o custo na maioria das vezes é muito alto.

Mas quando a maioria dos professores opta por fazer greve no meio do ano caminhando para o final eu chamo isso de ato irresponsável, como podemos reclamar nossos direitos passando por cima do direito dos outros (no caso dos alunos).

Essa altura do semestre é delicada demais para alguns estudantes,pois é o fechamento do 2º trimestre onde os alunos com mais dificuldades necessitam de atenção para recuperar-se,caso contrário reprovarão, e isso na minha opinião é um crime contra o aluno.

Com um pouco de boa vontade se o professor tiver um olhar profissional ele ajudará o aluno a seguir em frente. É inútil fazê-lo repetir um ano inteiro se na verdade ele só precisava de atenção naquilo que realmente estava com dificuldade,já que nos demais conteúdos absorveu bem.

Mas retomando o ato da greve gostaria de salientar que quando escolhemos uma profissão a primeira observação que fazemos é a salarial, suas vantagens quanto: promoção, plano de saúde, plano de carreira entre tantas outras vantagens que valem a pena optar por tal curso. Mas o profissional deve saber que no início de carreira  é difícil e penoso.

Há como seria bom sair da faculdade com emprego garantido não é mesmo?

Mas na maioria das vezes não é assim e tem o fator adaptação do dia a dia, é isso mesmo, na teoria tudo é fácil as coisas fluem que é uma beleza, mas na prática é que se forma o profissional. A diversidade cultural, a inclusão, a vida no seu contexto é complicada e nós, devemos descobrir a maneira correta de exercer a nossa profissão sem prejudicar os outros ou nos fazer pessoas infelizes, amargas que transformam tudo e todos a nossa  volta um verdadeiro inferno.

Pessoas felizes e realizadas não incomodam.

Dinheiro, prestígio e poder são bom, muito bom, mas se usados com sabedoria e para ajudar as pessoas que realmente precisam, caso contrário não serve para nada.

Então se escolheu uma profissão e descobriu que não era aquilo que você realmente queria vá à busca daquilo que realmente te faria feliz, onde você seria um excelente profissional, faria seu trabalho com prazer contagiando na sua volta a todos com alegria.

Aquilo que não é bom para você com certeza para outra pessoa pode ser o sonho a realização pessoal. Colega de profissão que resolveu fazer greve, antes de ir para a rua e paralisar as suas aulas paralise primeiro seus atos e ações, analise sua vida,seus objetivos, sonhos e planos. Esse ato grevista é repetido a anos por outros colegas e pelo visto essa tática não da certo, então se para você a educação é um barco furado pegue seu colete salva vida e pule fora.

Nos dias de hoje fazer um curso superior é muito fácil então se não é o que você quer vá à luta e corra atrás do seu sonho. Mas tome cuidado para não cair  no meio do caminho.

Voltem às escolas terminem o ano e sejam felizes.

E para os demais que querem continuar na profissão não se façam de ofendidos, todos nós sabemos como funciona o sistema, até onde podemos ir e o que conseguimos dele. Então pare de frescura e centralize no aluno que não tem nada a ver com a sua escolha profissional, volte a trabalhar e se não estiver satisfeito sai fora.

Comentários

Comentários