Esportes

Rede de pesca é retirada de área destinada à prática de surf em Torres

Na tarde desta sexta-feira (16) foi retirada do mar, uma rede de pesca, que estava localizada em uma área destinada a prática de surf e outros esportes aquáticos, no município de Torres. A Associação dos Surfistas de Torres (AST) já havia feito uma denúncia às autoridades competentes no meio da semana, que nada fizeram a respeito do assunto.

O presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho e o fotógrafo Rodrigo “Melão”, fizeram a retirada do artefato da Prainha. “Após a passagem do ciclone pela costa, recebemos diversas denuncias de redes a deriva, está estava presa nas pedras, e a corda com uma bóia e um pedaço do calão representavam enorme risco para os surfistas. Graças a experiência em mergulho do Melão conseguimos realizar a retirada com segurança”, comenta Carvalho.

A entidade tem desenvolvido uma série de ações em conjunto com o Governo do Estado, Ministério Público e Frente Parlamentar buscando uma forma de regulamentar as Áreas para pratica de esportes náuticos.

A Federação alerta para o perigo de redes em áreas de surf neste inverno, principalmente após ressacas do mar. Existem regras básicas que os atletas podem seguir antes de praticar seu esporte favorito.

– Entre no mar somente nas áreas destinadas para o Surf.

– Verifique se há corrente, pois a água pode levá-lo para áreas de risco.

– Caminhe pela orla da provável área de surf, verifique a existência de cordas e bóias irregulares. Encontrando qualquer um dos dois artefatos, não entre na água.

– Fique-se sua visão em pontos de referencia para a saída da água, evitando surpresas.

– Cheque os equipamentos de segurança, de preferência para cordinhas com pino de segurança.

– Nunca surfar sozinho

– Se você é um iniciante, procure uma escola de surf credenciada pela Federação Gaúcha de Surf.

– Denuncie redes irregulares, você pode salvar vidas com um ato simples. Mande sua denuncia para o presidente da Federação, ou ligue para os números 51 3210-2199 ou 51 8403-7590 orlandocarvalho@fgsurf.com.br.

Comentários

Comentários