Variedades

Reforma administrativa do Senado vai ficar para janeiro

A reforma administrativa do Senado, que deve enxugar em 40% a estrutura da Casa, deve ficar para as primeiras semana de trabalho do ano que vem. A afirmação é do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que tinha a intenção de aprovar em plenário ainda em dezembro as propostas feitas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

“Se não colocar no fim do ano, no princípio do próximo ano, logo nas primeiras sessões, teremos que examinar o assunto”, disse Sarney. Segundo ele, os dez dias em que teve que se ausentar do Senado para recuperação de uma gastroenterite podem ter comprometido a votação da matéria pelos parlamentares.

Sobre 2010, quando os deputados e senadores terão um ano de trabalho praticamente reduzido à metade por conta das eleições, Sarney voltou ao tema da necessidade de se promover uma reforma política consistente para o país. O parlamentar ressaltou que já entrou em contado com juristas especializados no tema para formar uma comissão que terá o objetivo de apresentar uma proposta da código eleitoral.

Com ano legislativo curto, a pretensão de José Sarney é que esses “grandes especialistas em direito eleitoral” apresentem a proposta o mais rápido possível para viabilizar o início da análise da matéria ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Comentários

Comentários