Geral

Regionais da Defesa Civil estão em alerta máximo no Estado

As 10 regionais da Defesa Civil estão em alerta máximo para o risco de desastres naturais. De acordo com o subchefe da Defesa Civil, major Aurivan Chiocheta, um alerta metereológico já foi enviado para todo o Estado, orientando a população que vive em áreas comprometidas. O Centro de Meteorologia Aplicada prevê ciclones na costa e chuva.

As chuvas fazem parte do fenômeno “vórtice ciclônico”, que intensifica as correntes de ar, sobem até as camadas mais altas da atmosfera, e aumentam a quantidade de água dentro das nuvens. Deslizamentos de terra podem ocorrer em decorrência do solo encharcado.

A Defesa Civil já está monitorando parte da região sul, onde o rio Uruguai está elevando o seu nível com intensidade.

No início deste mês, a Brigada Militar instaurou trabalhos de planejamento para o enfrentamento de catástrofes e ações de Defesa Civil. O objetivo é aprimorar a metodologia, técnicas e táticas já empregadas pela corporação.

Por meio deste planejamento, a BM pretende obter a excelência no atendimento de fatos emergenciais. O estudo será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de oficiais, a qual contará com o suplemento de moderna tecnologia da informação, que é o sistema de georreferenciamento.

Comentários

Comentários