Geral

Retroescavadeiras são entregues a 40 prefeituras gaúchas

Em sua segunda agenda neste sábado (10), em Porto Alegre, após inaugurar a linha do aeromóvel metrô-aeroporto, a presidente Dilma Rousseff entregou, com o governador Tarso Genro e o ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, 40 retroescavadeiras para prefeituras gaúchas, sendo uma para cada município.

São equipamentos doados pelo PAC 2 MDA aos pequenos municípios com até 50 mil habitantes.

Até agora, enquadrados no programa, 395 municípios do Rio Grande do Sul já receberam este tipo de equipamento e outros 53 ganharam motoniveladoras. “Esse programa é fundamental como o Mina Casa, Minha Vida”, afirmou a presidente. O ministro Pepe Vargas destacou que as máquinas são fundamentais e “darão melhores condições para os prefeitos cuidarem das estradas vicinais por onde circula a produção agropecuária, o ônibus da escola, o agricultor e o material de construção para o programa Minha Casa, Minha Vida na área rural”, disse. Em nome dos 40 municípios, o prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, assinalou que os equipamentos “ajudam muito no desenvolvimento rural e da pequena agricultura, em especial a familiar”.

Dilma assinalou, diante de um público de aproximadamente 300 pessoas, que o repasse das retroescavadeiras significa um reforço dos laços federativos da União com os prefeitos e mostra a importância dos pequenos municípios que representam mais de 90% das cidades do Brasil. “Essa é uma iniciativa no sentido de aumentar a autonomia administrativa dos municípios garantindo que eles possam interferir diretamente na realidade econômica e social. Pelas estradas vicinais não só escoa a nossa produção, mas passam também o Samu, os ônibus e transitam as pessoas”, lembrou a presidente.

Para o governador Tarso Genro os equipamentos do PAC 2 integram um “importante gesto federativo que dará agilidade e capacidade de resposta com energia política e administrativa aos municípios”. Ao agradecer a vinda e as iniciativas do Governo Federal em reforço ao desenvolvimento do RS, Tarso observou que “parecem pequenos, mas são grandes programas que tem enorme capilaridade na base produtiva e que valorizam as estradas vicinais”.

Municípios

Os 40 municípios que receberam as retroescavadeiras foram: Cerro Branco, Lagoa Bonita do Sul, Alto Alegre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Campos Borges, Cruzeiro do Sul, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mato Leitão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo, Victor Graeff, Araricá, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Capela de Santana, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Mariana Pimental, Nova Santa Rita, Portão, São Jerônimo, Triunfo, Dois Irmãos, Estância Velha, Glorinha, Ivoti, Nova Petrópolis, Nova Hartz, Pinto Bandeira, Capão da Canoa, Santo Antônio da Patrulha e Xangri-lá.

Comentários

Comentários