Rio apresenta candidatura do Cristo à nova maravilha do mundo

A cidade do Rio de Janeiro apresentou hoje oficialmente a estátua do Cristo Redentor como candidata a uma das sete novas maravilhas do mundo moderno. A candidatura foi postulada em cerimônia na qual o presidente da fundação organizadora da votação, a New Seven Wonders, Bernard Weber, entregou ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, uma placa da campanha.

A cerimônia formal foi transformada em uma festa com baile, música, luzes e mulatas.
 
Segundo a prefeitura, o caráter acolhedor da cidade é representado pelo Cristo de braços abertos, que “vigia” há mais de 75 anos a cidade a partir do maior pedestal do Rio de Janeiro, o morro do Corcovado, de 710 metros de altura e de onde se pode visualizar a Cidade Maravilhosa.
Os membros da comissão nacional de apoio à candidatura do Cristo Redentor, junto com autoridades políticas e religiosas e personalidades do mundo da cultura, apresentaram a campanha para incentivar o voto no símbolo da cidade e pediram respaldo à candidatura através da página www.new7wonders.com.

O Cristo Redentor concorre com outros 20 monumentos construídos pelo homem para se transformar em uma das sete novas maravilhas do mundo atual. Entre os candidatos se encontram “pesos pesados” como a Grande Muralha da China, as ruínas de Machu Pichu no Peru, os monolitos da ilha de Páscoa no Chile, o templo maia de Chichén Itzá no México ou o palácio de Alhambra em Granada na Espanha.

O Cristo Redentor, com seus 38 metros de altura e presente em várias fotografias, é um dos grandes atrativos turísticos do Brasil. A iniciativa de construir a estátua foi da Igreja Católica, pela ocasião do centenário da Independência do Brasil em 1922, embora o Cristo, um projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa, apenas tenha sido inaugurado em 12 de outubro de 1931.

A apresentação da candidatura do Cristo acontece na reta final da campanha lançada há quatro anos pelo cineasta suíço Bernard Weber, que desde então percorre o mundo para fomentar a participação dos cidadãos na escolha dos sete monumentos mais significativos.
A metade dos lucros gerados pela campanha será destinada à preservação e restauração de monumentos de todo o mundo. A fundação New Seven Wonders divulgará o resultado da votação em uma cerimônia prevista para o próximo dia 7 de julho em Lisboa, Portugal.

Na lista de maravilhas da antigüidade figuram as pirâmides do Egito, a estátua de Zeus em Olímpia, o colosso de Rodes, o templo de Artemisa em Éfeso, os jardins suspensos de Babilônia, o farol de Alexandria e o Mausoléu de Halicarnaso.

Comentários

Comentários