Rio Grande do Sul ganhará 370 novos agentes penitenciários
O governo do Estado, por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), realiza até o final deste mês o curso de formação de novos 370 agentes penitenciários. Coordenadas pela Escola Penitenciária, as aulas começaram em setembro e são a última etapa classificatória do concurso público, realizado em 2006. Dos 370 servidores em formação, 326 são agentes e, 44, agentes penitenciários administrativos.
As aulas estão sendo ministradas por servidores da Escola Penitenciária e por convidados de outras organizações policiais. Realizadas em turno integral, englobam 19 disciplinas, entre elas defesa corporal, relações humanas, segurança e vigilância, noções de Direito e uso da arma de fogo – todas eliminatórias.
Os 370 novos agentes já têm as vagas autorizadas pela governadora Yeda Crusius e devem ser distribuídos em todo o território gaúcho, para qualificar os trabalhos desenvolvidos pela Susepe e suprir o déficit de servidores nos presídios e nas penitenciárias do Estado. A iniciativa integra as ações do projeto de Recuperação dos Efetivos da Segurança, do Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br).