Vida & Saúde

RS é o estado brasileiro com mais baixo coeficiente de mortalidade infantil

Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que o Rio Grande do Sul tem o mais baixo índice de mortalidade infantil – 13, 1, seguido por São Paulo (15) e Santa Catarina (15,5). Os números se referem a 2008.

O coeficiente de mortalidade infantil é um dos mais importantes indicadores de saúde, apontando os óbitos de menores de um ano de idade. A queda desse coeficiente no Estado é resultado de várias ações do governo do Estado, como a criação dos programas Primeira Infância Melhor e Viva a Criança, pela Secretaria Estadual da Saúde que também implantou o terceiro turno em postos de saúde, no inverno, com fornecimento de medicamentos para crianças com infecções respiratórias.

O governo intensifica ações em benefício à saúde da criança, onde se destacam os programas estruturantes Boa Escola para Todos, com construção e reformas nas escolas estaduais, Saneamento em Ação, com diversas obras de saneamento público e para o abastecimento de água à população gaúcha, o Saúde Perto de Você, onde estão inseridas as estratégias de Saúde da Família, Regionalização da Saúde e o Primeira Infância Melhor.

Outro destaque está no Programa Estruturante Nossas Cidades, no qual há um projeto de Prevenção da Violência, com 3.250 famílias e 4.875 crianças atendidas, mais o apoio com a aquisição de 34 viaturas adquiridas, representando um investimento de R$ 41.600.000,00.

Comentários

Comentários